Voltar ao topo.
Ouça ao vivo
logo google playBaixar App p/ Androidlogo apple itunesBaixar App p/ iOs

Projeto resgata patrimônio histórico da Mata Atlântica


« Anterior« Última» Próxima» Primeira
ImprimirReportar erroTags:freitas, cerâmica, momento, alguns, artefatos, pedra, lascada e indicam272 palavras4 min. para ler
Projeto resgata patrimônio histórico da Mata AtlânticaVer imagem ampliada

O Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom/Unochapecó) iniciou, na semana passada, um processo de escavações arqueológicas no município de Itá.


A pesquisa faz parte do projeto Arqueologia da Floresta Atlântica Meridional Sulamericana, realizado em parceria com a Secretaria de Cultura da Argentina, através do Instituto Nacional de Antropologia de Buenos Aires.

O objetivo é entender as ocupações pré-históricas na região da Mata Atlântica em terras do Oeste Catarinense, da província argentina de Missiones e de parte do Paraguai.

O projeto é discutido desde 2011, mas as pesquisas iniciaram neste ano.


Esta é a primeira etapa de campo realizada em território brasileiro e outros dois locais já foram escavados em Missiones. O sítio Oto Agner 2 foi escolhido para iniciar os trabalhos em Itá, pois é uma área privilegiada onde já foram detectados vestígios da habitação de três diferentes culturas.

Esse é um dos aproximadamente 50 sítios mapeados no município pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.     
          
Até o momento foram encontrados alguns artefatos de pedra lascada e cerâmica, que indicam a habitação de povos indígenas, tanto Guarani quanto Kaigang.


Os materiais encontrados, após catalogados e analisados, ficarão para o acervo histórico do patrimônio arqueológico do município de Itá.

O projeto deve levar cerca de 10 anos para ser finalizado, com a realização de escavações de um sítio por ano em cada país.

Uma prévia dos resultados será apresentada através de palestras, em universidades, escolas e prefeituras e no II Congresso Internacional de Arqueologia da Bacia do Prata, a ser realizado em San José De Mayo, no Uruguai, entre 7 e 11 de abril de 2014.

Fonte: Assess. Comun. Social UNOCHAPECÓ
Foto: Sirli Freitas

Compartilhar página nas rede sociais:
CompartilharCompartilharTweetarCompartilharPin it

texto curta nosso site

Patrocinadores

Unimed ChapecóSchumann
Nutrijá - Alimentação Consciente
Vivenda Açai
Instituto do Corretor ChapecoNostra Casa